sexta-feira, 7 de maio de 2010

“Quem sou como professor e aprendiz?

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Raquel Bernardes de Oliveira Lopes
Tutora: Ildeny
Unidade I: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Atividade I: Relatar “Quem sou como professor e aprendiz?

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ
Como educadora acredito no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano. Ao educar, tornamos visíveis nossos valores, atitudes, idéias, emoções. O delicado equilíbrio e síntese que fazemos no dia a dia transparecem nas diversas situações pedagógicas em que nos envolvemos. Sabemos que à educação cabe o ato de pensar do aluno. Assim, ser professor hoje é ser um eterno aprendiz, pois dar aula é fazer com que o aluno aprenda e não que ele nos repasse decorebas cotidianas. Mas se o aluno for incentivado pelo seu professor a descobrir os fatos, com certeza ele irá aprender. Mas eu professor também devo estar em constante aprendizagem através da mídia, de cursos e também com o meu próprio aluno. Aquilo que ele aprendeu, com certeza será um entusiasmo para ele ensinar ao professor e aos colegas. Se eu, ao mesmo tempo, que penso no aluno, também me penso como aluno, além de adaptar-me ao outro, eu estou aprendendo junto, estou fazendo a ponte entre informação, conhecimento e sabedoria, entre teoria e prática, entre conhecimento adquirido e o novo. O que estou propondo é ampliar o foco da relação para não colocar-me só na posição de professor e sim na de aluno/professor com mais intensidade. Como os tempos mudaram, há a necessidade de estarmos também acompanhando essas mudanças a fim de que o aluno ao sair da escola aplique seu aprendizado nas práticas do dia-a-dia, e que a aprendizagem tenha uma relação entre o aprender e aplicabilidade para enfrentar a vida. O aprendiz torna-se desconexo quando não consegue fazer uma ponte entre a teoria e a prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário