segunda-feira, 25 de outubro de 2010

UNIDADE 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA

Curso de Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: RAQUEL BERNARDES DE OLIVEIRA LOPES
Unidade: UNIDADE 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Sub-tema: Ativ.3 Conceito Currículo e TIC”Titulo: Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Entendo que currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor. Lembro aqui Pedro Demo quando diz que o professor antes de ser professor tem que conhecer as tecnologias.
Pensando o currículo também como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.

Um comentário:

  1. As tecnologias dão uma nova feição para o currículo, não é Raquel? A contrução de um Blog como estratégia de aprendizagem, por exemplo, elimina todas fronteiras que o currículo que organiza essa aprendizagem pudesse ter.
    É muito pouco provável que esse blog se limite a veicular apenas os temas propostos pelo professor.

    ResponderExcluir